Uma das campanhas mais polêmicas
da internet dos últimos tempos foi sustada pelo Conar. As reações negativas e
as críticas à marca de móveis Alezzia, com sede na Barra, resultaram em mais de
uma centena de denúncias contra a série de anúncios nas redes sociais em que
mulheres — peladas ou de biquíni — interagiam com mesas, pias e móveis de inox.
Uma das muitas fotos mostrava uma mulher nua, de pernas cruzadas, cobrindo os
seios com os braços. Embaixo, a legenda: “Beleza interior são os nossos móveis
na sua casa”.
No relatório em que defende a
sustação da campanha, a relatora do Conar ressalta a falta de ligação entre as
imagens e os atributos do produto, e se mostra indignada: “Fiquei chocada com a
total falta de tato da anunciante ao lidar com os consumidores e com o público
em geral. A divulgação da marca e dos produtos me parece seguir uma estratégia
de comunicação equivocada e desrespeitosa. É difícil entender qual o objetivo
mercadológico de tamanha agressividade”.
Para ela, “a objetivação da
mulher é desrespeitosa e seu incentivo demonstra total falta de
responsabilidade do anunciante, que desconsidera valores culturais importantes.
Além disso, os anúncios são ofensivos e ferem a dignidade feminina”. Seu voto
pela sustação foi aceito por unanimidade.
Fonte: O Globo
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